sábado, janeiro 17, 2009

Pequena refêrencia Transact-SQL

Sempre achei interessante SQL, estudei um pouco na faculdade, depois disto no meu primeiro emprego na área de informática cheguei a brincar um pouco com SQL, mais nunca muita coisa sempre me dedicava a outras área da computação, mais por alguns motivos este fim de semana eu resolvi estudar e publicar aqui no meu blog informações sobre SQL, estou seguindo um Tutorial da Microsoft 'SQl Server 2005 Books Online(November 2008)' que pode ser baixando neste link aqui.
Vou fazer alguns exemplos e comentar alguma coisa, para não esquecer mais, e quando eu estiver com alguma duvida sobre a syntax de algum comando é só recorrer ao meu blog.
Primeiramente estou usando o SQL Server 2008 Express Edition que pode ser baixando aqui e estou usando a ferramenta "Microsoft SQL Server Management Studio" os estudos que eu vou realizar são com Transact-SQL.
Vai ser um post extremamente básico de SQL, bom para iniciantes como eu somente com alguns comando Transact-SQL

Criando uma Base de Dados:

CREATE DATABASE TestData

Quando usado sem parâmetros é criado um banco de dados com os valores defaults.
Também é possível utilizar a palavra GO que sinaliza o término dos comandos Transact-SQL
-----

Usando a base de dados TestData.

use TestData
-----
Criando uma tabela

CREATE TABLE dbo.Products
(ProductID int PRIMARY KEY NOT NULL,
ProductName varchar(25) NOT NULL,
Price money NULL,
ProductDescription text NULL)
GO


O paramêtro dbo. é opcional
A chave primaria é ProductID é não pode ser NULL(tem que haver um valor neste campo) diferentemente de price e productDescription que pode ser NULL(não é necessário ter um valor neste campo)
-----
Após a criação da tabela é possível iniciar a inserção de dados com o comando INSERT.

INSERT dbo.Products (ProductID, ProductName, Price, ProductDescription)
VALUES (1, 'Clamp', 12.48, 'Workbench clamp')
GO


Também é possível fazer a inserção de dados assim:

INSERT Products (ProductID, ProductName, Price)
VALUES (3000, '3mm Bracket', .52)
GO

Como o campo ProductDescription aceita valores NULL ele é automáticamente preenchido com o valor NULL.
-----
Também é possível alterar um campo na tabela com o comando UPDATE

UPDATE dbo.Products
SET ProductName = 'Flat Head Screwdriver'
WHERE ProductID = 50
GO

Estou alterando o campo ProductName onde o ProductID tenho o valor 50.
-----
Para ler valores de uma tabela usasse o comando SELECT
Lendo todos os registros de dbo.Products

select * from dbo.Products

Lendo apenas o campo ProductName de dbo.Products

select ProductName from dbo.Products

Você pode usar a clausula WHERE para pesquisar um item em especial

select ProductName from dbo.Products where ProductID=50

Tu tens muitas opções com a clausula where aqui apenas estou demostrando com o sinal de menor.
Tu podes trabalhar com operações matemáticas abaixo um pequeno exemplo:

SELECT ProductName, Price + 1007 AS total
FROM dbo.Products
GO

É selecionado o resgistro ProductName e Price o valor em Price é somando com 1007 e é exibido um outra coluna com o nome de total
-----
Deletando dados e base de dados.
Deletando uma base de dados

drop database TestData

Só uma pequena dica tu não consegue deletar a base de dados se você estiver usando ela.

Deletando uma tabela

drop table dbo.products

Deletando todos os dados de uma tabela

delete from dbo.Products
-----

São alguns exemplos bem básicos, quem sabes num futuro bem próximo eu escreva mais coisas sobre Transact-SQL assim eu espero. (:

Nenhum comentário: