domingo, setembro 26, 2010

Ações a serem executadas para reparar uma conexão

Os passos abaixo devem ser executados para reparar uma conexão de rede perdida, isso pode ser feito através do botão reparar disponível nas conexões de rede do Windows, ou através de linha de comando, os seguis comandos são uteis para reparar uma perda de conexão:

>ipconfig /renew # renova as informações dos adaptadores de rede.
>arp –d * # Libera o cachê arp
>nbtstat –R # Limpa e recarrega as informações da tabela de nomes netbios
>nbtstat –RR # Envia pacotes de liberação de nomes para WINs e inicia
a atualização
>ipconfig /flusdns # Limpa o cache DNS
>ipconfig /registerdns # registra o nome DNS com o servidor DNS

domingo, setembro 19, 2010

Gerenciamento de Group Policy no Windows 2003 Server

Algumas ferramentas disponíveis para Windows 2003 Server que podem ajudar no gerenciamento das GPOs do seu domínio.

Group Policy Object Editor: Ferramenta gráfica que permite a edição de qualquer GPO, para iniciar a mesma é só digitar gpedit.msc, ao abrir a ferramenta estará selecionado a GPO do computador local.
Resultant Set of Policy(RSop): Essa snap-in MMC simplifica a implementação e a resolução de problemas com GPOs, demonstra graficamente a aplicação das GPOs.
Gpresult: Ferramenta de linha de comando sua versão gráfica e a SAP-in RSop.
Group Policy Management Console(GPMC): Ferramenta gráfica de gerenciamento de GPOs, não está inclusa nativamente no Windows 2003 Server, é necessário efetuar o download da mesma no site da microsoft, essa snap-in permite o gerenciamento de GPOs, backup/restore de GPOs entre outras funções, altamente recomendado a sua utilização.
Active Directory User and Computers: Se você não tem o GPMC instalado tu podes editar as GPOs através desta ferramenta.
Active Directory Sites and Services: Se você não estiver instalado o GPMC tu podes utilizar essa ferramenta para editar as configurações do site, entre outras opções.
Gpupdate: Ferramenta de linha de comando que tu podes forçar a aplicação das GPO imediatamente.

sábado, setembro 18, 2010

Instalação do IAS no Windows 2003 Server

O IAS(Internet Authentication Service) é a implementação Microsoft do protocolo Radius, no Windows 2008 Server o mesmo foi substituído pela NPS.
Para a instalação do IAS no Win 2003 adicionar a opção “Internet Authetication Service”, essa opção está disponível em Adiconar e remover componentes do Windows “Networking Services”.


Tech.Ed 2010

Participei do tech.ed 2010 nos dias 13 a 15 de setembro, gostei muito do evento, voltei para o trabalho cheio de idéias e projetos que desejo implantar onde eu trabalho, foi dada grande ênfase na parte de virtualização e computação em nuvem, ou cloud computing ;-).
Em resumo acho que o evento foi muito bom, e ano que vem quero participar novamente.


segunda-feira, setembro 06, 2010

Limitar o uso de memória do processo sqlservr.exe no Forefront TMG

Estávamos com um pequeno problema, o processo sqlservr.exe estava com alta utilização da memória, neste caso o SQL é utilizada para o armazenamento dos logs do Forefront, então realizei os passos abaixo para resolver o problema.
Executar os seguintes procedimentos:
Abrir o notepad e criar um arquivo .sql com as configurações abaixo, neste exemplo eu estou limitando a 1GB=1024MB:
USE master
EXEC sp_configure 'show advanced options', 1
RECONFIGURE WITH OVERRIDE
USE master
EXEC sp_configure 'max server memory (MB)',1024
RECONFIGURE WITH OVERRIDE

No prompt de commando executar o comando abaixo:

osql -E -S Server\msfw -i caminhodoArquivo\arquivo.sql

Para verificar se foi realizada a alteração nas configurações, é só editar o arquivo.sql ou criar um novo arquivo é deixar somente a opção sp_configure

domingo, setembro 05, 2010

Ferramentas para gerenciamento de pacotes no Slackware

São quatro as principais ferramentas de gerenciamento de pacotes no slackware:
pkgtool: baseado em um menu, permite a instalação e remoção de pacotes.
installpkg: instala um novo pacote no sistema.
removepkg: remove um pacote do sistema.
upgradepkg: realiza a atualização de um pacote no sistema.

sábado, setembro 04, 2010

Protocolo OSPF Windows 2003 Server

É indicado para roteamento em grandes redes, principal vantagem é sua eficiência, pois a troca de tabelas de roteamento não exige muito da rede, sua desvantagem é sua complexidade.
Não tem limite de saltos:

Protocolo de Roteamento RIP Windows 2003 Server

Routing Information Protocol, é um protocolo de roteamento para pequenas e médias organizações, o RIP descarta pacotes caso o custo seja maior que 15, sua principal vantagem é a facilidade de implantação.
Para a instalação do RIP no Windows 2003 seguir os seguintes passos:Acessar o Routing and Remote Access – Ip Routing – General – Clicar com o botão direito do mouse ir na opção “New Routing Procotol”
Após realizar a instalação do protocolo é necessário disponibilizar uma interface.
Opções disponiveis na para a interface:
General: Informaçõe sobre modo de operação.
Security: Pode configurar quais roteadores o RIP irá aceitar o trafego.
Neighbors: Específica o modo de interação com outros roteadores.

WTS e impressoras

Faz algum tempo que eu trabalho com WTS, é um das necessidades dos usuários que acessam o WTS é efetuar a impressão em suas impressoras locais, quando eu recebia alguma solicitação de instalação de impressora no WTS eu verificava o modelo de impressora que o usuário possui e efetuava a instalação do driver, no meu caso as impressoras são redirecionados no WTS para a impressora local, não tenho nenhuma impressora instalada fisicamente no servidor, pois são vários usuários acessando o WTS de diversas cidades, com o passar do tempo e inúmeros drivers instalados no WTS, o servidor foi apresentando problemas como: demora para efetuar logoff, sessões ficavam travadas, spooler parava entre outros problemas, então efetuei a formatação do WTS.
Mais se continuasse com os mesmos procedimentos no WTS eu logo teria problemas novamente, pois eu teria que instalar diversos drivers, então encontrei uma ótima solução para resolver estes problemas, a instalação de drivers universais, o objetivo em teoria pelo menos, de um driver universal é funcionar em diversos modelos de impressoras do fabricante que disponibiliza o driver, ao utilizar drivers universais talvez alguns recursos de impressão fiquem indisponíveis, no meu cenário essa solução resolveu diversos problemas, claro que nem todos os drivers funcionaram, alguns modelo tive que baixar o driver da respectiva impressora.
Se tu utiliza WTS em seu cenário e possui diversas impressora uma boa opção é a instalação de drivers universais, isso resolveu o meu problema.